SIPAT DA FÍBRIA: SUCESSO TOTAL
“Amigo não pelas regras, mas pela vida”. Esta frase, estampada nas camisetas de todos os colaboradores diretos e terceirizados que atuam na Fíbria em Três Lagoas (MS), marcou o clima descontraído da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) dessa empresa, que faz parte do grupo Votorantim.
FOCO NO TRABALHO SEGURO
A Fíbria, maior produtora mundial de celulose de eucalipto, vai inaugurar agora em setembro a maior fábrica do mundo no setor, e a segurança dos seus milhares de colaboradores (próprios e terceirizados) é um ponto fundamental do projeto. Para mim foi uma grande satisfação participar da SIPAT, planejada com especial atenção, ocorrida no início de agosto na nova unidade da empresa em Três Lagoas. Agradeço ao presidente da CIPA, Ronaldo, que fez o briefing para que minha palestra fosse bastante útil possível; à Juliana, que cuidou de toda a logística, decisiva para o sucesso da palestra; e ao Ângelo – que fez toda a ancoragem do evento, com seu entusiasmo.
MOTIVAÇÃO PARA A SEGURANÇA NO TRABALHO
Os cinco dias seguidos de palestras na Fíbria, em Três Lagoas (MS), completaram um ciclo de 16 palestras motivacionais voltadas para os cuidados com a segurança no trabalho, que apresentei em quatro grandes empresas: três para a Yoki (General Mills) nas cidades de Paranavaí e Cambará (PR); duas para a Fischer, em Fraiburgo (SC); seis para uma empresa de Distribuição de Energia; e cinco para a Fíbria.
SIPAT ANIMADA EM TRÊS LAGOAS (MS)
As palestras na Fíbria envolveram mais de 3 mil funcionários, próprios e terceirizados, durante uma programação cuidadosamente sintonizada com a preocupação da empresa em relação à integridade dos seus colaboradores, tanto na área agrícola quanto na industrial. Teatro corporativo e concurso de paródias, além da palestra, uniam alegria e reflexão a esse tema tão importante para a qualidade de vida e para a trajetória profissional.
DA FLORESTA ATÉ A FÁBRICA
A cada dia, uma nova turma participava da programação da SIPAT da Fíbria. Em média, mais de 700 pessoas em cada palestra. Na primeira palestra, o pessoal de logística: motoristas, operadores de máquinas, pátio de descarga e almoxarifado. Nos dias seguintes, profissionais de colheita e manutenção, viveiro (mudas), silvicultura (plantação de eucaliptos, cuidados com a floresta), além de enfermeiros, bombeiros, nutricionistas, pessoal de todas as áreas da empresa.
A ATITUDE FAZ A DIFERENÇA.
A palestra, conforme o briefing, destacou os principais cuidados com segurança no trabalho. Focalizei o papel da liderança, o comprometimento com a colheita de valor, o comportamento seguro dentro e fora do trabalho, a observação de riscos de trabalho e outros programas ancorados nas atitudes, reforçando que todos os programas em andamento estão atrelados ao comprometimento de cada pessoa que trabalha na empresa.
E O SEMEADOR SAIU A SEMEAR…
Todos, sem dúvida, se identificaram com as histórias que contei durante a palestra, entre elas a parábola do semeador. A semente cai entre espinhos e não cresce; cai entre pedras e não cresce; cai na beira da estrada e os pássaros comem; finalmente cai em boa terra e frutifica. Concluía essa história reforçando atitudes: “Tenho a certeza de que tudo o que vocês ouviram nesta palestra está caindo em solo fértil, que é a sua mente e o seu coração, e vai dar bons frutos. E que todos prosseguirão nesta linha focalizada pela Fibria durante a SIPAT, cuidando da segurança para que tenham saúde em abundância.”