Há lugares que nos surpreendem. Sempre digo que já fiz palestras em todos os estados do Brasil, sem exceção, mas não conhecia ainda aquela região montanhosa do Rio Grande do Norte, onde fica a cidade de Patu. O entusiasmo do prefeito Rivelino Câmara acertou em cheio ao lançar o lema “Patu, cidade linda”, pouco antes da palestra que fiz no dia 14/2, para um empolgado público de 300 participantes ligados à área de Educação, além de representantes das outras secretarias municipais, inclusive prefeitos de outros municípios. Minha palestra aconteceu na abertura da Semana Pedagógica, promovida pela Secretaria da Educação e Cultura.
Veja aqui o vídeo-depoimento do prefeito sobre a palestra
A secretária Vioneide Linhares passou a todos um forte recado sobre a missão de praticar com excelência essa atividade, junto às crianças e jovens de Patu. Em seguida o prefeito lançou o lema, que resume o programa da sua gestão, e também apresentou o Projeto Cidade Digital, que disponibiliza o acesso à internet para todos os habitantes. Em sua fala, ele pediu o comprometimento de todos os integrantes da Prefeitura. Não poderia haver clima mais propício: durante duas horas, todos se divertiram, cantaram comigo e refletiram sobre o conteúdo que preparei especialmente para eles.
Palestras para servidores municipais têm sido um ponto forte em minha agenda, grande parte delas para profissionais de ensino, e fico muito feliz com isso, como professor. Mas em Patu, a Semana Pedagógica acabou contagiando a todos. Além do foco em Educação, valorizando os professores e reformando as escolas, o dinâmico prefeito quer preparar toda cidade para incrementar o turismo religioso e de aventuras. O Santuário do Lima, criado pelo padre alemão Henrique Spitz há quase cem anos, e as festas das duas padroeiras, Nossa Senhora das Dores e Nossa Senhora dos Impossíveis, atraem muitos religiosos, em romarias. E esportistas de vários países vão à Serra do Lima por ser um local privilegiado para voo livre de asa delta e parapente, além de montanhismo, rapel, trilhas e cavernas.