Três amigos se vêem diante do desafio de chegar ao topo de uma grande montanha, onde há um valioso tesouro.
Um dos três, pessimista, olha a montanha ao longe, imagina os percalços do caminho, as borrascas, as escarpas, os perigos. Dizendo-se realista, prefere continuar nas rotinas do dia-a-dia e decide não se arriscar.
O outro, extremamente otimista, logo se imagina lá em cima, festejando a vitória, contemplando a paisagem e encontrando o cobiçado tesouro. Parte imediatamente, sem perceber que uma tempestade está se formando no horizonte.
O terceiro, entusiasmando-se pelo desafio, informa-se sobre as condições a enfrentar e planeja os detalhes do percurso. Estuda opções de trajeto, equipamentos, calçados e agasalhos apropriados, um abrigo seguro para descansar e o melhor momento para a subida.
Mas algo o preocupa. Se formasse uma equipe, seria muito mais viável atingir a meta. Só que um dos os seus possíveis parceiros foi sozinho e o outro está recolhido em seu canto, ocupado com inúmeras tarefas que lhe tomam todo o tempo. O entusiasta o convida, mostra seus planos, responde cada detalhe, mas o pessimista não quer se arriscar: “Não, não vai dar, é impossível! Só duas pessoas, nem pensar!”
Neste exato instante surge o amigo que tinha ido antes. Estava de volta, pois havia perdido suas provisões numa avalancha logo na primeira subida da montanha. Mostra-se desanimado. Mas o entusiasta exulta: “Anime-se, meu caro! Os fracassos podem ser úteis para chegarmos ao êxito! Se uma tentativa não deu certo, podemos ver por que não deu certo e, assim, aprenderemos com as falhas para fazer bem feito na próxima vez!”
Com talento de líder, ele mobiliza o entusiasmo nos outros, valorizando a auto-estima e a autoconfiança dos seus parceiros, com tanta segurança que até o pessimista resolve aderir. Os três resolvem então repassar os detalhes do planejamento e partem para a empreitada.
Alguns dias depois, comemorando a vitória no cume da montanha, eles planejam como investir e multiplicar o tesouro conquistado. Porém, o tesouro mais valioso que encontraram naquela montanha foi a descoberta de que trabalho em equipe, estratégia, determinação, talento e preparação tornam possível a superação de qualquer obstáculo e a conquista de objetivos que antes pareciam inatingíveis.
Enquanto o pessimismo somente conduz à estagnação, o otimismo é um estado de espírito altamente positivo, principalmente quando conta não apenas com a sorte para que algo aconteça; quando inclui preparo e determinação, o otimismo transforma-se em entusiasmo, que tem o poder de fazer acontecer.