Aprimorar-se incessantemente.
Este é o segredo das pessoas vitoriosas.
Sempre podemos ir além.
Prof. Gretz
Se você está a uma distância de 100 metros de uma parede e seu objetivo é alcançá-la, quando chegar nessa parede seu caminho termina. Não terá mais como seguir adiante.
Isso acontece com muitos profissionais, que atingem o nível que sonhavam alcançar em sua trajetória, e depois não têm mais nada pela frente, então começam a andar para trás.
Poderíamos também lembrar várias empresas que chegaram ao seu apogeu e depois recuaram, porque não tinham mais como seguir pelo mesmo caminho, então os concorrentes vieram, com inovações, com novos caminhos, e ultrapassaram aquelas que eram líderes absolutas em seu mercado.
Este recado vale tanto para você, como profissional, quanto para a sua empresa.
O objetivo a ser alcançado nunca deve ser como uma parede, e sim como o horizonte.
Nunca se satisfaça totalmente com o serviço que você realiza.
Se você achar que alcançou o ponto máximo da sua performance, não haverá mais para onde ir, a não ser para trás.
Quando você finaliza uma etapa – por exemplo, ao se formar na sua profissão – poderá visualizar outra etapa no horizonte. Fazer cursos de aperfeiçoamento, por exemplo. É assim também com a qualidade do seu serviço. Você realiza um trabalho dando o seu melhor neste momento. Mas sabe que poderá ter uma performance ainda melhor nos próximos desafios. E a cada etapa sempre terá há frente novos horizontes, pois o aprimoramento não termina.
Não se acomodar. Inovar sempre. Aprimorar-se incessantemente. Este é o segredo das pessoas vitoriosas que não querem andar para trás. Sempre podemos ir além.
Como disse o escritor uruguaio Eduardo Galeano, autor do livro “As veias abertas da América Latina”:
“O ideal está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ele se afasta dois passos, caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve o ideal? Serve para isto: para que eu não deixe de caminhar”.