Comprometimento e Compromisso.Qual a diferença entre essas duas palavras? Veja isso e um pouco mais, na entrevista do Prof. Gretz à revista “Móbile Decore”, que transcrevemos neste site.
1) O que significa Comprometimento?
É colocar o seu coração naquilo que você está fazendo, dando sempre o melhor de si.
2) Qual a diferença de Comprometimento e Compromisso?
Compromisso é algo assumido. É a palavra empenhada, o gesto de apoio, o sentimento do dever e a atitude de responsabilidade perante alguma coisa.
Comprometimento é tudo isso e muito mais. É o ato de dedicar-se intensamente, entregar-se a uma causa, uma meta, um desafio, uma missão, individualmente ou em equipe. O comprometimento gera resultados mais expressivos do que o simples compromisso, pois quem se compromete buscará sempre a melhor maneira possível de realizar seu objetivo.
3) Quais os fatores necessários para fazer com que um colaborador fique comprometido com as metas da empresa onde trabalha?
O comprometimento é matemático e se realiza em progressão geométrica: quem participa se envolve; quanto maior o envolvimento, maior é a possibilidade de se multiplicar o resultado do esforço investido; e quem se envolve inteiramente incorpora aquele objetivo como um desafio de sua própria vida, potencializando ainda mais os resultados.
4) Nesse contexto, quais as maiores, ou mais comuns, dificuldades para se conseguir o comprometimento de uma equipe?
A maior dificuldade é saber ouvir o outro e se fazer ouvir pelas pessoas. Muita gente se fecha em seu próprio mundinho e isso faz que com seus temores ou preconceitos limitem a possibilidade de participação. E muitos, inclusive em funções de liderança, não se colocam claramente, não falam com o coração e por isso não conseguem motivar seus companheiros de trabalho. É necessário que a comunicação entre as pessoas seja mais envolvente, para que se crie um clima participativo e as pessoas possam se sentir dentro do processo.
5) O que é um funcionário comprometido?
É aquele que se sente parte integrante no esforço do grupo. Acredita na importância do objetivo e na sua capacidade de ajudar a atingi-lo. É aquele que vai além, não mede esforços e, mesmo cansado, se propõe a “caminhar a segunda milha”, como Cristo falou.
6) Que perfil deve ter o líder para conquistar o comprometimento dos colaboradores?
Um requisito importantíssimo, como disse há pouco, é saber ouvir. Não somente pelas palavras, mas também pelo sentimento de cada um e pelo ambiente do grupo. Às vezes, um “sim” pode ter sabor de “não”, um silêncio pode não significar consentimento, e uma divergência pode ser altamente construtiva. Sabendo ouvir, o líder mostra que valoriza a participação de seus colaboradores.
7) Onde a transparência atua nesse processo?
A falsidade e a dissimulação não geram ambiente favorável para nenhum trabalho de equipe. A sinceridade e a transparência, por outro lado, são essenciais para gerar motivação, entusiasmo e comprometimento.
8) Em qual de seus livros posso encontrar mais material sobre este tema?
Vários autores tratam do assunto. No meu livro “É Óbvio – Qualidade real ao alcance de todos”, há alguns capítulos que tratam especificamente desse tema. Ao comentar, por exemplo, as características de uma empresa que atinge a excelência, cito a importância da participação e do espírito de equipe, observando que as condições de sucesso da empresa são muito maiores quando as pessoas se orgulham de trabalhar ali, e quando realmente se comprometem e trabalham com o coração.