O “Dia do S”, na Citrosuco, vale como uma SIPAT, mobilizando os colaboradores para a segurança no trabalho, mas não é uma semana como as outras, e sim um único dia. O diferencial é que a unidade da empresa fica totalmente voltada para a programação e todos participam ao mesmo tempo.
Foi de muita animação e entusiasmo o clima das quatro palestras que apresentei, em Matão (para 600 pessoas), Catanduva (450), Araras (400) e Santos (100), vestindo as três camisetas que sintetizaram os temas do evento:
– Verde – PENSAR : ter as informações necessárias para evitar acidentes.
– Amarelo – SENTIR: fazer as reflexões sobre as informações.
– Laranja – AGIR: estar comprometido com os cuidados e as ações.
Falei sobre O.R.T. (Observação, Risco e Trabalho), A.P.R. (Análise Preliminar de Riscos) e sobre o Programa Observar (cuidado por inteiro). É o que eu chamo de “seja o anjo da guarda” do seu colega: alertar o outro se ele estiver cometendo um ato inseguro. Também falei de motivação, comprometimento, espírito de equipe e qualidade de vida.
A Citrosuco, que faz parte do grupo Votorantim, envolve toda a cadeia produtiva do suco de laranja. Voltada principalmente para a exportação, com uma abrangência global, exporta para mais de 100 países, na América, Europa, Ásia, África e Oceania.