“Um rio nunca passa duas vezes pelo mesmo lugar”. Este ditado popular nos lembra que tudo no universo está em constante transformação. Inclusive nós: as moléculas do nosso corpo, os nossos pensamentos e os nossos sentimentos, diante das novas realidades que surgem a cada dia.
No meu primeiro livro, “É Óbvio”, contei a história de duas pessoas fugindo de um leão. Um deles, já desanimando, diz para o outro, que se esforçava mais para correr: “Não adianta!… Os leões são mais velozes do que o ser humano. Nós não vamos conseguir correr mais rapidamente do que esse leão, e ele vai acabar nos alcançando!” Então o outro homem, sem parar de correr, responde: “Eu não estou tentando correr mais do que o leão. O que eu preciso é correr mais rápido que você!”
Esse leão representa o desafio que a marcha do tempo nos impõe. A vida não para. Não significa que tenhamos que viver estressados, sem descanso, sem férias. Pelo contrário. Precisamos estar em condições físicas e mentais para não deixar o estresse do leão nos devorar. Às vezes, entro em um táxi e digo ao motorista: “Vamos devagar, porque estou com pressa”. Rapidez é um conceito muito relativo. As águas do rio são mais calmas quando o leito é regular e largo, e se movimentam com rapidez quando o leito é acidentado ou estreito. Importante é não se acomodar, não ficar parado. Águas paradas não movem moinhos, e, além disso, viram ninhos de dengue.
No mundo profissional, a acomodação é sempre um péssimo negócio. O profissional que deixa de aprender, que deixa de se atualizar, hoje perde o valor, torna-se inviável. Isso não depende da idade. Conheço pessoas de 90 anos que são mais atentas ao progresso do que muitos jovens de 20.
A empresa acomodada nos faz lembrar a história da lebre e da tartaruga. Não adianta ser veloz se houver acomodação. “Meu produto é único, meu mercado é estável e nosso faturamento é suficiente” – pensa o empresário acomodado. Quem adota uma atitude como essa nos dias de hoje não resiste por muito tempo. Como dizia Peter Drucker, o pai da administração moderna: “O que os grandes empreendedores têm em comum não é um determinado tipo de personalidade, mas um compromisso com a prática sistemática da inovação.”
Comece a inovar antes de perceber que era preciso inovar. Quanto mais urgente for a renovação, menos chance de sucesso, porque a mudança já está muito adiantada e é mais difícil de ser superada. Por exemplo: os comerciantes da Cidade de Leste, no Paraguai, não perceberam que os brasileiros estavam comprando cada vez mais pela internet, diretamente das empresas chinesas, evitando assim o estresse da alfândega. Por isso, muitas lojas na Cidade de Leste estão fechando, falindo. Já era previsto, mas quem se acomodou no antigo sistema não percebeu. Tudo parece ótimo, até o dia em que deixa de parecer…
O genial inovador Steve Jobs costumava dizer que “A inovação é o que distingue um líder dos demais”. Ele dizia também: “Às vezes quando você inova, comete erros. É melhor admiti-los rapidamente e seguir em frente apostando em suas outras inovações.”
Todos conhecem um pouco da história do cientista, inventor e empresário Thomas Edison. Ele dizia que “o gênio consiste em um por cento de inspiração e noventa e nove por cento de transpiração”. Ou seja, se você não estiver suando, é sinal de que não está inovando. Fazia uma experiência centenas de vezes e falhava. Estudava o problema, mudava alguns detalhes e tentava de novo. Depois de muitos e muitos fracassos, se saia vitorioso. E todas as suas inovações tiveram utilidade prática, transformaram a vida da humanidade. Ele dizia: “Não quero inventar nada que não seja vendável. A venda é a prova da utilidade, e utilidade é igual a sucesso.”
Anote esta fórmula de sucesso: Inovação = ideia + implementação + resultados. Inovação é competitividade. A gente inova para competir, para concorrer, para fazer diferença no mundo, para promover maior qualidade de vida. A inovação gera uma série de benefícios, para a empresa, para o profissional e para toda a sociedade: desenvolve novos produtos e serviços; aperfeiçoa métodos de produção; reduz custos e impacto ambiental; melhora as condições de trabalho e produtividade; aumenta a lucratividade; surpreende e fideliza a clientela.
O cliente é o patrão. Temos que estar atentos a isso. Muitas vezes você está voltado para si mesmo e de costas para o cliente. Outras vezes, está de costas para a sua empresa e de frente para o cliente. O ideal é ficar em um ângulo que enxergue os dois: o cliente à sua esquerda e, à direita, sua empresa. Observe com atenção a “hora da verdade”. Não é só quando ele escolhe o produto; é principalmente quando ele usa o produto. Por isso a sua venda não termina no momento da compra pelo cliente. Continue observando o cliente e a empresa, de olho nos dois pontos, e inove sempre. Inovação surpreende e encanta o cliente.
Para que haja uma Cultura de Inovação na empresa, as pessoas precisam ser sensibilizadas para esse desafio. E a empresa tem que se estruturar para acolher a inovação. Está provado que nas empresas inovadoras a produtividade é muito maior e o faturamento também. Assim como a satisfação das pessoas que trabalham nessas empresas. Inovação é uma habilidade que depende de treinamento e preparação, como um machado que você precisa manter sempre afiado. E como todas as habilidades, quanto mais você praticar, mais afiada será.
Mas preste atenção! Não inove às cegas. Invista em tempo e estudo para entender o mercado do seu negócio. Há empresas que, quando decidem fazer alguma coisa, a janela da oportunidade já fechou. A primeira ideia quase sempre está errada, mas é um passo importante, porque gera a segunda ideia, a terceira, e assim por diante. Seja paciente com o crescimento e impaciente com os resultados.
A hora de inovar é agora. A vida não para. Para mudar o mundo, precisamos mudar a nós próprios.Inovando sempre, e aprendendo a cada dia.