Homens e mulheres têm muitas diferenças entre si, além das anatômicas. Uma dessas diferenças diz respeito às datas especiais, como os aniversários de casamento, que a maioria dos homens costuma esquecer…
Tenho uma sugestão para as mulheres. No dia do seu aniversário de casamento, não faça como a maioria das esposas, que se levantam de manhã, comentam sobre essa data com os filhos, a empregada, a mãe, a vizinha, a cabeleireira, as pessoas na fila do supermercado, o porteiro do prédio, as colegas de trabalho… Falam disso para todos e todo mundo fica sabendo, menos ELE.
E ele, o marido, muito provavelmente não vai se lembrar! Mas ela não lhe dá uma chance, não comenta com ele na véspera nem no amanhecer do dia. Como se estivesse pondo à prova a memória do homem, que é capaz de se lembrar da escalação completa do seu time num campeonato de 15 anos atrás, mas não foi programado para gravar datas como essa!
Depois de um dia de trabalho, os dois estão exaustos, mas ela ainda espera algo especial. Uma comemoração, um presente, um jantar à luz de velas, um arranjo de flores, uma surpresa qualquer. Mas nada disso acontece. Jantam em casa, ele cochila um pouco em frente à televisão e, depois de algum tempo, os dois vão se deitar. E ela? Diz alguma coisa? Não! Mesmo vendo que ele não se lembrou, a mulher ainda espera um pouco mais.
Quando faltam quinze minutos para a meia-noite, ela dá por encerrado o tempo regulamentar. E resolve dar a ele a derradeira chance de lembrar-se. A sorte está lançada. Toda a imagem de bom marido está em jogo e ele nem desconfia que aquele momento é da maior gravidade, pois a pergunta dela é feita em voz mansa:
“Você lembra que dia era hoje?”
“Não”, diz ele, distraidamente, sem desconfiar de nada.
A resposta, agora, vem com uma carga de emoção que varia caso a caso:
“Era o aniversário do nosso casamento!”
Ninguém sai ganhando com isso. Portanto, o meu conselho é o seguinte: não faça isso, minha amiga.
Quando faltarem três dias para a data, faça-o lembrar-se. Quando faltarem dois dias, lembre-o de novo. Quando faltar um dia, lembre novamente. No próprio dia, acorde seu marido com um beijo, fale sobre a data mais uma vez, ou deixe um bilhete carinhoso…
Se você fizer assim, eu tenho certeza de que a comemoração vai ter um presente ou, quem sabe, até um jantar com um bom vinho (indo e voltando de táxi…).
Para inspirar ainda mais o casal, segue abaixo uma lista com os nomes dos aniversários de casamento, desde 1 ano a 60 anos. Não comemore só bodas de prata, de ouro ou de diamante. Comemore sempre, todos os anos. Aliás, todos os dias!
Atenciosamente,
Prof. Gretz
Anos de casamento | Bodas de…
1 Algodão
2 Papel
3 Couro
4 Flores
5 Madeira
6 Ferro
7 Cobre
8 Bronze
9 Cerâmica
10 Estanho
11 Topázio
12 Ônix
13 Renda
14 Quartzo
15 Cristal
16 Turmalina
17 Âmbar
18 Ágata
19 Água-marinha
20 Porcelana
21 Zircão
22 Louça
23 Marfim
24 Turquesa
25 Prata
26 Alexandrita
27 Crisópraso
28 Hematita
29 Lã
30 Pérola
31 Nácar
32 Pinho
33 Crisoberilo
34 Oliveira
35 Coral
36 Cedro
37 Aventurina
38 Carvalho
39 Mármore
40 Rubi
41 Aço
42 Linho
43 Azeviche
44 Carbonato
45 Safira
46 Alabastro
47 Jaspe
48 Granito
49 Heliotrópio
50 Ouro
51 Ametista
52 Argila
53 Amazonita
54 Níquel
55 Esmeralda
56 Malaquita
57 Lápis-lazúli
58 Vidro
59 Jade
60 Diamante
1 Comentário.
Mas do “baba’ com os amigos não esquece, do jogo do time no próximo mês não esquece… isso é desculpa para a incompetência.