Prof. Gretz
Um grupo de amigos se reuniu para visitar seu antigo professor. Todos eram profissionais bem-sucedidos, mas o principal assunto deles era o estresse no trabalho e na vida em geral. Estavam se queixando disso, quando o professor, a certa altura da conversa, ofereceu café. Foi para a cozinha e voltou com um grande bule e uma variedade de xícaras: algumas de porcelana fina, decoradas e caras, outras simples e baratas…
Colocou sobre a mesa o bule, as xícaras, e disse:
– Pessoal, escolham suas xícaras e sirvam-se de café fresco.
Todos se serviram, então o velho mestre comentou:
– Vejam que interessante. As xícaras mais bonitas foram escolhidas primeiro, e as mais simples e baratas ficaram por último. Aí pode estar a causa do que vocês chamam de estresse.
– Como assim, professor? – alguns perguntaram.
Então ele explicou:
– Na verdade, nenhuma dessas xícaras acrescentou qualidade ao café. O que vocês queriam era café, não as xícaras, mas instintivamente quiseram pegar as melhores.
Eles começaram a olhar para as xícaras, uns dos outros, enquanto o professor falava:
– A vida é como esse café. Trabalho, dinheiro, status, popularidade, beleza, coisas assim, são apenas recipientes, são aparências. Não alteram a nossa qualidade da vida, assim como essas xícaras não alteram o sabor do café. Ter as melhores coisas não faz a pessoa feliz. Feliz é quem faz o melhor com o que tem, e faz as outras pessoas felizes. A pessoa mais rica não é a que mais tem, e sim a que menos precisa. Vamos saborear este café sem nos preocupamos com a xícara. Desfrutem simplesmente a vida que Deus nos ofertou.